Líder Ideal x Líder Real

“Só se conhece o capitão quando chega a tempestade. “

Estamos em plena tempestade e nosso barco precisa daquele Líder Ideal, aquele preconizado em livros, artigos e cursos sobre liderança. Mas qual é o motivo de ser tão raro encontrá-los nesses momentos em que mais precisamos deles? Onde eles estão?

Acredito que o tempo pode nos trazer um pouco de luz para alcançarmos uma resposta para essas perguntas. A forma com que um líder utiliza seu passado, presente e futuro pode nos mostrar qual líder vai conseguir encarar a temível tempestade.

Vamos começar pelo passado. O passado pode ser um dos maiores aliados de um líder. Afinal, foi nele que o líder construiu sua carreira de sucesso, que resultou em sua chegada à liderança. Também foi lá no passado que foram construídos os relacionamentos de confiança, aquelas pessoas com quem se pode contar em qualquer momento. A maior verdade é que nossa sabedoria é resultado do que aprendemos com os erros e acertos de nosso passado. Um bom exemplo de um relacionamento saudável com o passado acontece nas culturas asiáticas. Na Ásia, os mais novos procuram os mais velhos em busca do aprendizado que eles podem oferecer. Esse olho voltado para a sabedoria do passado não impede que países do oriente, como é o caso do Japão Coreia do Sul, sejam vistos como berços de grandes avanços tecnológicos. O respeito ao que os mais velhos podem ensinar não prende o país ao passado.

O Líder Ideal precisa buscar a sabedoria do passado sem ser contaminado pela inércia resultante do saudosismo. Voltar no tempo não é uma opção, ao menos por enquanto, sendo assim, quem vive no passado está vivendo uma ilusão, e sinceramente, é difícil de acreditar que o Líder Ideal seja uma pessoa que viva uma ilusão. Que futuro terá um líder assim?

Por falar em futuro, vamos ao que representa o tempo futuro para um líder. Muita gente costuma admirar líderes que estão preocupados com o futuro, chamando-os de líderes estratégicos ou visionários. Sinto muito em dizer para os que estão admirando esses líderes que vocês estão alimentando um comportamento altamente destrutivo para o surgimento de um Líder Ideal. A preocupação faz com que um líder ocupe seu tempo com algo que ainda não está sob sua capacidade de ação, ou seja, o líder está se preocupando com algo que já vai lhe ocupar no futuro. A preocupação é puro desperdício. Os Líderes Ideais olham com outros olhos para o futuro, não ficam preocupados com ele, simplesmente fazem da prevenção algo sempre presente em suas vidas. Um líder precavido é aquele que está sempre pronto para enfrentar as adversidades do futuro, nada pode fazer com que ele perca seu senso de direção, pois sempre existe um “plano B” preparado para os momentos em que os resultados não forem os esperados. Um Líder Ideal em relação ao futuro é um visionário.

Finalmente chegamos ao presente, onde tudo acontece. A utilização da sabedoria do passado e a correta identificação das oportunidades do futuro somente serão alcançadas por líderes que estão vivendo plenamente o presente. O Líder Ideal só existe naqueles líderes que conseguem driblar as tentações que tanto o passado quanto o futuro colocam em seus caminhos. Alguns gostam de exibir suas marcas e medalhas de guerra, o passado é sua fortaleza. Outros sentem um imenso prazer em mostrar que sabem o que vai acontecer no futuro. Mas ambos morrem de medo das decisões que precisam tomar no presente.

É preciso estar no presente, focando nas pessoas, processos, produtos e serviços que existem no agora. Estar bem informado sobre os movimentos dentro de seu setor de atuação, em sua comunidade, seu país, estar por dentro sobre o que está acontecendo no mundo atual. O Líder Ideal não deixa nenhum detalhe passar desapercebido. Ele sabe quando alguém de sua equipe está com algum problema, sabe quando algo está indo bem ou não está indo tão bem. As pessoas costumam dizer que os bons líderes estão um passo à frente de todos, mas na verdade a grande diferença destes líderes em relação aos outros é que eles estão onde todos deveriam estar, eles estão simplesmente aqui, no agora. Estão vivendo as dificuldades da economia, estão mostrando como a sabedoria do passado os ensinou a fazer diferente. Eles estão aqui, mostrando que é preciso agir no agora para garantir o amanhã de suas empresas.

O Líder Ideal é você, que está tendo que escolher os colaboradores que serão desligados na próxima redução de pessoal de sua empresa, mas que está mantendo o equilíbrio, sem ficar duas semanas com cara de poucos amigos por ter que fazer algo que faz parte de suas atribuições.

O Líder Ideal é você, que no meio de toda essa crise, sabe como relaxar para criar e, encontra na inovação algo que possa servir para amenizar os reflexos desta crise em sua empresa.

O Líder ideal não é simplesmente aquele que vai ser o último a abandonar o barco, ele é o primeiro a salvar o barco, pois ele já atravessou outras tempestades e motiva toda sua equipe na busca do que virá depois dessa tempestade. O Líder Ideal é o Líder Real, que deixa de viver no mundo das ideias e passa a viver na realidade.

Seja o melhor que você puder ser agora, assim nasce o Líder Ideal.

Nota: Meu agradecimento especial ao amigo Sérgio Copetti que trouxe este tema como sugestão de texto.

Até a próxima pessoal.

andré

André L. G. Ferreira, Coach certificado pela International Coaching Community, Administrador e especialista em Qualidade.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s