Um Destino de Sucesso em 7 passos

Toda vez que se fala em atingimento de metas, parece que existe uma tentação natural em se colocar a carroça na frente dos bois. As pessoas querem saber o “como” antes de saber “o quê”. Para exemplificar o que quero dizer, imagine alguém que deseja passar as férias em um lugar que ainda não sabe qual é (“o quê”), mas já inicia os preparativos (“como”) para este passeio. Como começar os preparativos para um passeio sem saber o destino? Muita coisa depende desta informação para que a viagem possa acontecer de uma forma agradável, sem maiores problemas. Por exemplo: será que existe uma ponte aérea para esse lugar que não se sabe qual é? Neste destino faz frio ou calor? Preciso de um visto para poder entrar nesse lugar? Como faço com as reservas nos hotéis?

O exemplo parece bem tosco e muito surreal, mas quando o assunto é carreira essas coisas acontecem com muita frequência. Conheço gente que já está em seu terceiro MBA, já fez dois ou três mestrados, mas continua reclamando que não chegou onde queria. Quando são questionados sobre o que eles realmente esperam conquistar com tudo isso que fazem, as respostas quase sempre são muito vagas, sem demonstrar muita confiança. Essas pessoas estão comprando passagens para uma viagem sem definir o destino.

O grande objetivo desse texto é mostrar que quando utilizamos uma forma estruturada na definição de uma meta de carreira, os caminhos para se chegar a essa meta acabam sendo descobertos de forma muito mais simples. Não confundam simplicidade com facilidade, uma vez que nossas mentes estão condicionadas a tornarem tudo mais difícil. Sendo assim, ela vai fazer de tudo para dificultar o caminho até a descoberta de sua meta.

Para que os 7 passos que vamos explorar aqui nesse texto tenham sucesso na construção de sua meta de carreira, será preciso ouvir mais do que simplesmente a sua mente. Fazer essa jornada de descoberta sozinho, sem a utilização de técnicas apropriadas, pode ser bastante demorado e, de certa forma, desmotivador. O Coaching de Carreira em grupo foi estruturado para tornar essa busca mais amigável e, por consequência, mais rápida. Toda estrutura de ferramentas e práticas que são utilizadas neste modelo de Coaching buscam o alinhamento com 5 fundamentos que julgamos indispensáveis na definição de uma carreira de sucesso:

  1. Sua carreira faz sentido: Isso acontece quando você sente que as coisas estão sendo feitas com um propósito maior, ou seja, seu trabalho realmente agrega valor;
  2. Sua carreira te leva a um estado de realização: Você estará fazendo algo que realmente gosta de fazer, sem que seja preciso prejudicar sua vida pessoal;
  3. Ela te proporciona relacionamentos positivos: Sua meta te leva a um caminho de bons relacionamentos com aqueles que estão ao seu redor;
  4. Te faz ser engajado com sua vida: Seu trabalho não é algo desconectado com sua vida, ele não impede que você cuide de sua saúde física, mental e espiritual. Você estará engajado em viver a sua vida de forma completa;
  5. Te conduz a um estado de bem-estar Acontece quando na maior parte do tempo você tem paz, alegria e inspiração. 

    A partir desses fundamentos, chegamos a 7 passos fundamentais que são trabalhados na elaboração de uma meta de sucesso para uma carreira.

      PASSO 1: Descubra quem realmente você é.

    • O que você mais gosta de fazer?
    • Entre em contato com sua essência.
    • Descubra quais são os valores que norteiam sua vida.
    • No que você acredita?
    • O que você sempre teve vontade de fazer, mas nunca fez?
    • Quais são as coisas que você faz muito bem?

PASSO 2: Definir o que é sucesso para você.                                 

Costumo dizer que o sucesso é como uma roupa feita sob medida, sendo assim, cada um tem uma definição particular para o sucesso. Alguns querem muito dinheiro, outros querem ter uma vida sossegada em um paraíso tropical. Por isso, é importante descobrir qual é a sua definição para alguém que tem sucesso.

PASSO 3: O que esse sucesso vai proporcionar à sua vida?

É um passo muito importante para não ser pego de surpresa pelo sucesso. Você pode imaginar um artista que buscou a vida inteira ser famoso, mas que não estava preparado para a falta de privacidade?

PASSO 4: Onde esse sucesso pode acontecer?

Hora de pesquisar. As oportunidades estão em algum lugar esperando por você. Talvez estejam fora do país, ou simplesmente em uma empresa do outro lado da cidade.

PASSO 5: Quais são os recursos necessários para chegar até o sucesso?                        

Esse é o momento de fazer as malas para a viagem. Agora que já sabe onde quer ir, vai saber determinar o que será levar com você nesta jornada.

PASSO 6: Quanto tempo o separa deste destino de sucesso?                                 

É hora de definir a data para chegar ao destino.

PASSO 7: Quanto você vai investir na realização desse destino de sucesso?

Dinheiro e tempo serão investidos na construção de seu futuro, mas também é preciso saber o que você será capaz de renunciar na busca de sua grande meta.

O produto final do Coaching de Carreira em grupo é a construção de um Plano de Ação individual que seja sustentável para o atingimento de sua meta de carreira.  Por isso , escolhemos trabalhar com um grupo pequeno, de até oito pessoas, com a condução de dois Coaches em 100% do tempo. Incluímos uma sessão individual de acompanhamento ao final do processo, para que cada o plano de ação de cada um dos participantes seja revisado junto a um Coach.

Por fim, fica aqui o convite para você fazer parte do nosso Coaching de Carreira em grupo. Não se esqueça: o momento certo para construir o seu futuro é agora.

obs: Contato para inscrições ou tirar dúvidas sobre o Coaching de Carreira em grupo –          contato.greendh@gmail.com

andré

André L. G. Ferreira, Coach certificado pela International Coaching Community, Administrador e especialista em Qualidade.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s