3 Conceitos de uma carreira saudável e consciente

Como ter uma carreira saudável e consciente, se você está mergulhado em um ciclo vicioso que torna inviável esta realização em sua vida?

A verdade é que existe um movimento padrão de pensamento em nossa sociedade: “trabalhar com algo que nos traga prazer é pura utopia”. Analisando um pouco mais a fundo essa afirmação, constatamos a presença de 3 palavras que nos trazem todo seu real significado. Vamos a elas:

Trabalho: a palavra “trabalho” tem sua origem no vocábulo latino “Tripallium” – denominação de um instrumento de tortura formado por três (tri) paus (pallium). Desse modo, originalmente, “trabalhar” significa ser torturado no tripallium.

Prazer:  “prazer” vem do Latim PLACERE, “ser aprovado, aceito, querido”, relacionado a PLACARE, “aquietar, acalmar”

Utopia: “utopia” significava, em grego, “não existe tal lugar”. É formada pelo prefixo “U”, que nesse idioma significa “não” (ou seja, exprime a ideia de negação), e por “topia”, que quer dizer “lugar”. Da junção desses dois termos, originou-se, pois, “não-lugar”. Ou seja, o local “em que não estamos agora”

Ao juntarmos o significado de tais palavras temos um novo significado ao texto da afirmação, diferente daquele que ele parecia nos passar:

“Ser uma pessoa querida ou aquietar a mente sendo torturada é coisa que só é possível em um mundo que não existe

Sendo assim, é preciso deixar esse conceito de trabalho no passado. Precisamos buscar novas definições para tudo aquilo que fazemos em nossas vidas e, principalmente, com o que fazemos com ela. A palavra trabalho não carrega um significado capaz de trazer a realização para uma pessoa. Então, gostaria de convidar você para simplesmente juntar tudo o que você faz em sua vida, sem que haja uma distinção entre aquilo que hoje você chama ou não chama de trabalho. Nomeie tudo isso, simplesmente como ações.

Após colocar todas as ações em um mesmo pacote, sem separar aquilo que você faz para pagar suas contas do restante de suas ações, você pode responder à seguinte pergunta: quais dessas ações podem ser consideradas como ações conscientes e saudáveis?

Tudo aquilo que você faz com consciência é saudável. Tudo aquilo que faz com foco e dando o seu melhor, você está fazendo com consciência. Para você avaliar o nível de consciência naquilo que você faz, utilize esse modelo de 3 conceitos na análise de suas ações. Esses são os 3 conceitos que classificam se uma ação é consciente ou não. Tudo aquilo que você faz e que não se enquadre em um desses 3 conceitos, precisa imediatamente ser revisto em sua vida. Vamos aos 3 conceitos:

  • Ações que você aceita fazer

O conceito de aceitação é bastante importante para a saúde em nossa vida. Vários estudos comprovam que as pessoas adoecem quando fazem coisas que sejam contra seus valores. Assim surgem as famosas doenças psicossomáticas. Ninguém consegue manter uma vida minimamente saudável, fazendo coisas que odeia ou em que não acredita. Se você faz coisas assim, é melhor livrar-se desse pesado fardo, antes que seja tarde demais.

Mas não confunda essas coisas com aquilo que você simplesmente não gosta de fazer. Exemplo de algo que eu não gosto de fazer é trocar a lâmpada da minha sala de jantar, quando ela queima. Não gosto nenhum pouco de fazer isso, mas é diferente de ter que dar choques elétricos em alguém amarrado em uma cadeira, isso eu não faria de forma alguma, uma vez que tortura não é algo que se alinhe com meus valores em hipótese alguma.  Vou trocar a lâmpada por ser necessária sua troca, entendo que o melhor é aceitar e fazer isso de forma consciente, para que não seja preciso refazer algo que não gosto de fazer. Sendo assim, quando aceitamos fazer o necessário e dedicar toda nossa atenção e esforço na realização dessas coisas, estamos aceitando essas ações, portanto elas passam a ser ações realizadas de forma consciente e saudável;

  • Ações que você faz com prazer                  

Tudo aquilo que você faz ou já fez e que te faz perder a noção do tempo são ações que você faz com prazer. Para a psicologia positiva, toda vez que você está fazendo algo que te leva a um estado assim, você está em “estado de flow”, ou seja, você é puro fluxo de energia. Por mais pesada e desgastante que seja a tarefa a ser realizada, nada parece ser capaz de impedir você de ir até o fim. Tudo que você faz quando se encontra neste estado te leva ao prazer. Costumo citar o exemplo de um amigo que ministra treinamentos na área de desenvolvimento humano. Quando ele está com uma turma em sala ministrando algum curso, ele é capaz de virar 8 horas sem sequer parar para um lanche. Pode ser algo simples e até mesmo que esteja dentro de sua rotina diária, mas que te leva para um estado de paz, te deixa com a mente quieta.

  • Ações que você faz com entusiasmo

A palavra entusiasmo, que vem do grego “Enthousiasmos”, onde seu significado principal é o de estar em “inspiração divina”. Aqui você passa a reunir pessoas, a elaborar soluções criativas, passa a motivar seus colegas na busca pela realização de um objetivo. Mas o principal é que você se entusiasma com cada etapa dessa busca, você também curte a caminhada que te leva ao objetivo. Muitas pessoas que estão ao redor de você nestes momentos costumam dizer: se fosse comigo eu já havia desistido, não sei como você tem tanta energia e persistência. As ações feitas com entusiasmo colocam todo o universo a seu favor. Realmente, o “universo conspira a seu favor” nesses momentos.

Para se avaliar a saúde de uma carreira, basta fazer uma lista daquilo que você faz e, depois, encontrar em qual conceito cada uma se encaixa. Não procure uma proporção entre essas ações, pois o mais importante em todas elas é o quanto você está consciente ao fazê-las. Se você está ligando o piloto automático por grandes períodos em sua vida, algo não está indo muito bem. Importante lembrar algo que eu já disse antes, se você está fazendo algo que você não aceita, não te traz prazer ou entusiasmo, é melhor reavaliar seu caminho. Lembre-se que sua saúde vale mais do que qualquer coisa.

Meus amigos, o mais importante é buscarmos o alinhamento entre nossas ações externas e a nossa missão interna. Estar alinhado com sua verdadeira identidade, que vai muito além dos padrões de sucesso que a sociedade nos impõe. Para isso, é preciso estar sempre consciente, vivendo tudo que acontece aqui no presente.

Grande abraço e até a próxima!

andré

 

André L. G. Ferreira, Coach certificado pela International Coaching Community, Administrador e especialista em Qualidade.

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s