Será que sua carreira está sendo sabotada? (Texto 2 – “Manipulador de Mentes”)

Como vimos em nosso último texto, desde que começamos a dar nossos primeiros passos, nossa carreira pode estar sendo atacada por sabotadores. Conhecemos o Mestre do Não, que nos conquista pelas vias do relacionamento de confiança e dependência existente entre pais e filhos, onde encontra espaço para suas sabotagens.

Hoje, vamos conhecer outro sabotador de carreiras. Este sabotador pode ser bastante perigoso, uma vez que interage única e exclusivamente na mente de suas vítimas.

Vamos ao temível “ Manipulador de Mentes”:

Quando atua?

O “Manipulador de Mentes” costuma atuar em ambientes onde as inteligências estejam em estado bruto: escolas, academias, clubes, comunidades religiosas, são ótimos garimpos para esse sabotador. Qualquer grupo que seja minimamente organizado pode se transformar em seu ambiente de atuação.

Como ele atua?

Sua atuação é extremamente estratégica e racional. Esse sabotador invade as mentes de suas vítimas e passa a introduzir idealismos, mitos e padrões para a definição de sucesso. A mente de alguém que é sabotado pelo “Manipulador de Mentes” tende a funcionar em um esquema polarizado, onde existe o certo e o errado: certo é tudo aquilo que vai ao encontro dos ideais que dominam a mente do sabotado, errado é tudo aquilo que contraria esses ideais. O “Manipulador de Mentes” tem como seu principal alvo adolescentes, pois as condições hormonais e psicológicas desta fase são um terreno fértil para germinarem suas sementes de sabotagem. Por isso que a adolescência é repleta de idealismos, tribos, mitos e heróis. Querem saber o que é o mais preocupante? É que é nessa época em que escolhemos o que vamos cursar na universidade, nossa primeira grande decisão para o futuro de nossas carreiras.

Quais são seus disfarces?

Quem não se lembra daquele professor, às vezes um líder de uma comunidade, que era uma fonte de inspiração? Alguém que ensinava uma forma diferente de ver o mundo. Muitos deles estavam sendo utilizados pelo “ Dominador de Mentes”. Aquelas aulas de História onde somente um lado da verdade era apresentado, ou nas aulas de educação física onde um tipo de esporte acabava sendo predominante entre os outros. Pronto, agora você já se lembra do “Dominador de Mentes”. Ele se incorporava em seu professor e fazia um belíssimo estrago em sua forma de ver o mundo. Quando você passa a ver o mundo somente por uma de suas várias janelas, você perde a oportunidade de ter contato com o diferente, isso pode prejudicar muito na descoberta de sua verdadeira vocação.

Como derrota-lo?

Pedir para um adolescente encarar essa batalha sozinho me parece ser algo surreal para quem está nesta fase da vida. Mais uma vez é importante que os pais entrem em ação: matricular seus filhos em escolas que tenham um método que propicie o contato com várias formas de pensamento, onde a diversidade seja encarada como ponto chave no currículo escolar. Outra boa dica é inscrever seu filho em sessões de orientação vocacional, assim, com a ajuda de um psicólogo, tanto o “Manipulador de Mentes “ como o Mestre do Não poderão ser desmascarados por alguém que não sofre dessas influências.

Para os que já passaram dos 30 anos e identificaram algum sinal de sabotagem causado pelo “Manipulador de Mentes”, o melhor caminho é fazer algo diferente: se inscreva em um curso de verão que não tenha nada a ver com sua profissão, faça um MBA em uma área totalmente diferente daquela em que você se formou, leia a biografia de uma personalidade que não está alinhada com sua ideologia. Chegou a hora de avaliar se as coisas em que você acredita já não perderam a validade para você. Caso tenha dificuldade em fazer isso sozinho, procure um Coach de carreira. Existem vários relatos de pessoas que descobriram sua verdadeira vocação ao fazerem um processo de coaching e por conta disso mudaram o rumo de suas carreiras.

Bem, acredito que já temos um resumo deste sabotador. Aguardem, pois na próxima semana teremos mais um sabotador de carreira sendo desmascarado.

Deixe seus comentários com exemplos ou sugestões.

Até a próxima pessoal.

andré

André L. G. Ferreira, Coach certificado pela International Coaching Community, Administrador e especialista em Qualidade.

Sócio Consultor na Green Desenvolvimento Humano

andre.ferreira@greendh.com.br

Anúncios

2 comentários sobre “Será que sua carreira está sendo sabotada? (Texto 2 – “Manipulador de Mentes”)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s