Sua Carreira e o labirinto chamado 2016

Já estamos em 2016, janeiro já está chegando ao final, mas a situação continua difícil. Os noticiários só trazem notícias desanimadoras: a recessão vai aumentar, a renda vai diminuir, o desemprego, a crise política, e todas as suas causas. Mas, como fica sua carreira no meio de tudo isso? Ou melhor, como você se comporta com tudo isso acontecendo? Uma coisa é certa, você precisa ser bastante criativo para conduzir sua carreira com todo esse pessimismo no ar.

Em 2001, na Universidade de Maryland nos Estados Unidos, uma dupla de pesquisadores do comportamento humano (Ronald S. Friedman e Jens Forster) fez um estudo com um grupo de jovens, que trouxe resultados bastante reveladores sobre a forma com que encaramos os desafios do nosso dia a dia, e o quanto isso afeta nossa capacidade criativa.

O estudo foi feito da seguinte forma: foram formados 2 grupos para a realização de uma atividade simples, eles precisavam preencher um jogo de labirinto, aqueles que costumam vir em desafios de jornais, onde você precisa ligar com uma linha o ponto de partida até a saída do labirinto. Só que um grupo tinha que ajudar um camundongo na conquista de um queijo que estava localizado na saída do labirinto. O outro grupo precisava ajudar o camundongo a sair do labirinto fugindo de uma coruja que estava localizada no centro do labirinto, pronta para devorar o pobre camundongo. A solução de ambos os labirintos aconteceu de maneira muito simples, sendo que os dois grupos concluíram a tarefa em menos de 10 minutos. Logo após terminarem essa primeira etapa, todos eram levados a uma outra sala, onde alguns problemas que requeriam soluções criativas eram apresentados aos grupos. O resultado foi que o grupo que teve a missão de auxiliar o camundongo na conquista de seu saboroso queijo teve uma performance 50% melhor que a do outro grupo que estava ajudando o pequeno roedor a fugir da coruja.

Este estudo comprova que a postura de evitar o risco faz com que nossa mente opere em estado restritivo, o que dificulta muito na busca de soluções criativas. Por outro lado, quando estamos sendo motivados para a realização de um objetivo recompensador, nossa mente trabalha de modo aberto, o que facilita e muito o seu funcionamento criativo.

Trazendo isso tudo para nossa realidade em 2016, existem duas opções: focar na “coruja da crise” com todas as suas ameaças, ou procurar os caminhos que podem levar a sua carreira ao “queijo” tão sonhado. Tudo depende de como você resolve encarar as coisas.

Caso sua escolha seja a segunda opção, comece então a mudar sua postura a partir de hoje. Que tal começar a enxergar as coisas que estão dando certo ao seu redor? Não quer dizer que você precisa se transformar em uma pessoa alienada, que vive em um mundo diferente da realidade. Também não significa passar a ter uma visão otimista. Basta você reconhecer que muita coisa está dando certo ao seu redor.Seja com você ou com os outros, muita coisa está acontecendo na mais pura perfeição. Então coloque um desafio para você mesmo todos os dias: encontre e registre 3 coisas que deram certo durante o dia, e o que em sua opinião fez com que essas coisas dessem certo. Comece com coisas simples, por exemplo: hoje no almoço o restaurante onde como todos os dias serviu pudim na sobremesa, eu adoro pudim, isso deu certo por que eles estão atendendo as demandas das pesquisas de opinião dos frequentadores, pois todos gostam quando é servido pudim na sobremesa. Pode ser algo que não tenha impacto direto em você, que tenha acontecido com outra pessoa. O que importa é que você passe a enxergar que as coisas podem dar certo, e começar a aprender o que faz com que elas aconteçam desta forma.

Meus amigos, essa prática é utilizada pela Psicologia Positiva, e realmente é transformadora. Experimente fazer isso por todos os dias dessa semana, e veja como você vai começar a reconhecer oportunidades que pareciam não existir anteriormente. Caso goste, siga nessa prática e não pare mais.

Desejo um 2016 repleto de “queijos” para suas carreiras.

Até a próxima pessoal.

andré

André L. G. Ferreira, Coach certificado pela International Coaching Community, Administrador e especialista em Qualidade.

contato:  coaching.green01@gmail.com

Artigo publicado originalmente no site Comportamento e Saúde:

http://www.comportamentoesaude.com.br/sua-carreira-e-o-labirinto-chamado-2016/

 

Anúncios

Um comentário sobre “Sua Carreira e o labirinto chamado 2016

  1. O ano de 2016 vai exigir que se desligue o botão seja da tv ou rádio, seguidas vezes, e também passar de forma rasa pelas notícias veiculadas pelos jornais, tudo isso, para não ser sugestionado para o caos que estão tentando plantar. Aí a vida acontece. Não se trata de evitar o risco, mas, de nos ajudar a conquistar o queijo fugindo da coruja.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s