O que é Feedforward?

Parece que uma novidade chegou no mundo corporativo e, toda vez que isso acontece muita gente acaba ficando confusa e interpretando que a novidade vem para substituir algo que vai cair por terra. Com o Feedforward está acontecendo exatamente isso, muita gente está acreditando que essa prática vai decretar o fim do famoso Feedback. Quem pensa assim, está totalmente enganado.

O Feedforward chegou para incrementar o conjunto de ferramentas utilizado na gestão de pessoas dentro das corporações. Uma de suas propriedades é a de ser um excelente complemento para um Feedback construtivo.

Mas, vamos logo entender como funciona o Feedforward:

             Em primeiro lugar. O que é  Feedforward?

Segundo Marshal Goldsmith, considerado o pai dessa prática dentro do mundo corporativo, Feedforward significa dar ideias e orientações para o profissional visando o aperfeiçoamento de competências.

             Então o Feedforward é o mesmo que Coaching?

Talvez essa confusão tenha surgido pelo fato de Marshal Goldsmith ser um Coach renomado nos Estados Unidos, mas o Feedforward não é Coaching. Quando você procura um Coach, você está contratando alguém para ajudar você a encontrar o seu melhor, o que não tem nada a ver com alguém que vá ficar dando ideias para você. Um Coach pergunta 90% do tempo.

 

              É verdade que nem é preciso conhecer uma pessoa para dar um Feedforward para ela?

Sim, essa é uma das grandes diferenças entre o Feedback e Feedforward. No Feedback você precisa conhecer a pessoa, ou pelo menos ter conhecimento de um fato ocorrido com ela, para que possa utilizar o método de forma correta e assertiva. No caso do Feedforward você só precisa responder uma pergunta com uma ideia.

           Por qual motivo o Feedforward é considerado mais leve que o Feedback?

Como no Feedforward você está tratando de algo que está no futuro, ou seja, que ainda não aconteceu, ele acaba sendo mais leve e sem julgamentos. Já no Feedback o passado e seus acontecimentos são colocados em discussão, através do ponto de vista de quem está fornecendo o Feedback, o que em alguns casos, acaba tornando essa prática motivo de discordância entre as duas partes, por terem visões diferentes da mesma situação. Fornecendo um Feedforward você ajuda as pessoas a estarem certas, no lugar de provar que elas estavam erradas.

         Como funciona o Feedforward?

  • Tudo começa com alguém que pretende melhorar alguma habilidade ou comportamento. Vamos dar o exemplo do João, ele quer muito ser um palestrante de sucesso. Mas tem algumas dúvidas sobre o que deve fazer para aperfeiçoar sua habilidade como comunicador. Então ele resolveu utilizar a prática do Feedforward para buscar algumas ideias com os colegas no trabalho;
  • João escolheu alguns colegas, que em seu ponto de vista, demonstram conhecer sobre esse assunto. Pode ser que ele tenha assistido alguma palestra de algum deles, ou somente acredita que eles sabem algo sobre o tema.
  • Então João chega em cada um desses colegas, e faz uma simples pergunta:

Em seu entendimento, o que pode transformar uma pessoa em um palestrante de sucesso?

  • Durante cada resposta João precisa:

          Manter a escuta ativa – Se você pedir Feedforward para alguém, esteja presente integralmente na conversa. Simplesmente escute e dedique toda sua atenção a quem está dando uma dica para você. Nada de celular, ou ficar prestando atenção em outras coisas. Não interrompa a pessoa que está dando a ideia.

          Ter uma postura sem julgamentos – Receba a ideia sem julgar se ela é boa ou não para você. Simplesmente entenda que se trata de uma visão de alguém que está querendo te ajudar. Se você vai incorporar ou não em sua vida essa dica, isso fica para depois.

  • Após cada colega dar sua dica, João esclarece alguma dúvida sobre alguma palavra que não tenha entendido, ou anota alguma recomendação de pesquisa que tenha sido passada, e termina simplesmente agradecendo ao seu colega. “Jamais questione a qualidade da ideia. ”
  • Após receber todas as dicas, João avalia o que ele vai aproveitar em sua vida.

Sei que não é tão simples assim passar ter qualquer tipo de conversa com escuta ativa e sem julgamento, para isso sempre recomendo uma prática de meditação. Inclusive passei a ministrar um curso de meditação em atenção plena para atender a essa necessidade de alguns de meus clientes de coaching.

Agora que você já sabe como deve ser feito o Feedforward, que tal começar a praticar?

Todos nós precisamos melhorar em algo. Todos nós desejamos conquistar algo melhor em nossa vida ou carreira. Então quero propor um desafio para cada um que está lendo esse texto. Peça um Feedforward por dia durante uma semana e veja quanta coisa boa as pessoas podem compartilhar com você. Depois disso, fica difícil abandonar essa prática.

Costumo dizer uma frase que resume em poucas palavras o que isso significa, e é com ela que vou encerrar esse texto:

                         “Preste atenção! Existe sempre um aliado ainda no anonimato. ”

Foto AndréAndré L. G. Ferreira, Coach certificado pela International Coaching Community, Administrador , Palestrante e especialista em Qualidade.

http://www.greendh.com.br

e-mail : andre.ferreira@greendh.com.br

Cel: (11) 94102-8262

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s