Meta uma meta na cabeça

Talvez você esteja tentando conquistar algum objetivo em sua vida pessoal ou carreira. Quem sabe esteja querendo ocupar um lugar de destaque em sua empresa. Pode ser também, que esteja lutando para deixar de fazer alguma coisa que esteja prejudicando sua vida. Mas, por qual motivo esses desejos não se realizam nunca?

Aprendi com a PNL (Programação Neurolinguística) que para se chegar a um objetivo, você precisa começar pela definição de uma meta simples e específica. Desta forma, você coloca um tipo de mantra pessoal em sua vida, e passa a trabalhar por sua meta em todos os momentos do seu dia. Aqui tenho algumas dicas para você estipular sua meta:

  • Primeiro você precisa saber o que quer para sua vida: não se estipula uma meta saudável sem avaliar o impacto que sua realização poderá causar em todas as partes de sua vida. Realmente é preciso tomar cuidado com o que desejamos para nós, e avaliar que esse desejo esteja alinhado com seus valores pessoais. Então, veja o que você sente ao imaginar sua meta já realizada: você terá mais autonomia? Será uma pessoa com mais tempo para sua vida pessoal? Conhecerá mais pessoas diferentes? Enfim, como você se sente ao realizar esse desejo? 
  • Escreva sua meta: já foi comprovado por estudos científicos que somos mais eficientes na realização das metas que escrevemos do que as que simplesmente pensamos ou falamos. Quando escrevemos algo que desejamos em nossa vida, é como estivéssemos firmando um contrato na direção da realização de desse desejo. 
  • Preste atenção nas palavras: para escrever uma meta, tenha a certeza que ela vai acontecer, saia do simples querer. Também é importante que sua meta leve você a algo melhor com um prazo definido, ao invés de ser direcionada a fuga de algo que você não quer mais no presente. Veja esse exemplo:

Não quero mais fumar”

ou

Vou ter somente hábitos saudáveis em minha vida até o final de 2016

  • A meta realmente vai acontecer, não é um simples desejo “Vou ter…”;
  •  Um objetivo específico a ser conquistado. Hábitos saudáveis no lugar do vício de fumar;
  • Tem um prazo para acontecer, até o final de 2016 somente hábitos saudáveis em minha vida.

Importante também é escrever sua meta com poucas palavras, para que ela fique fácil de decorar. Assim você pode realmente dizer que “meteu uma meta na cabeça”.             Após definir uma meta o importante é estruturar um plano de ação para fazer com que ela saia do papel e se torne realidade. Então, vamos trazer em nosso próximo post, na próxima semana, um modelo de plano de ação para você trabalhar com sua meta.

Mãos à obra pessoal, chegou a hora de trazer seu sonho para a realidade.

Foto AndréAndré L. G. Ferreira, Coach certificado pela International Coaching Community, Administrador e especialista em Qualidade.

http://www.greendh.com.br

contato:  coaching.green01@gmail.com

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