Meu caminho como Ser Integral

Alguém não se imagina como um Ser Integral, uma totalidade como seres únicos que somos: corpo, mente e espírito interligados?
É como se esta fosse uma condição de sobrevivência, porém, somente ao longo de nossa jornada é que percebemos que  nem sempre esta tríade inicial está conectada ou vivendo em harmonia.
Posso dizer que comigo esta tomada de consciência aconteceu de uma forma interessante, quando em mais um momento de minha vida estava investindo em suprir e alimentar meu lado mais instigado e mais insatisfeito: a minha mente. Mais um curso de formação, mais conhecimento adquirido para ser aplicado no mundo e em minha profissão, porém, mais uma vez pouca relevância eu dava à aplicação própria dos conceitos.

Encontrei pessoas que trabalhavam com o mesmo objetivo que o meu: o desenvolvimento humano, mas era perceptível que se tratava de seres que realmente estavam integrados. E isso fazia com que eles vivessem tão certamente e intensamente em seu propósito que isso despertou um brilho em meu olhar mais que curioso. Queria poder experimentar esse propósito!

Dentro da minha crença de ceticismo mental, descobri que não podia simplesmente deixá-la de lado, mas que através dela poderia aprender e vivenciar essa integração que a princípio eu não compreendia.

Por isso, primeiramente foi uma dor de cabeça constante que ocasionalmente me levou até o Reiki e, com a aplicação de uma colega de curso a dor se foi, então não pude mais contrariar algo incompreensível até aquele momento, mas que aconteceu comigo. Porém, antes de fazer minha primeira formação precisava compreender mental e racionalmente o que estava por trás disso, pesquisar sobre o tema e ler alguns livros, e só assim dar este primeiro passo para uma jornada de três anos até me tornar Mestre Reiki.

Da mesma forma ocorreu com a Meditação, ainda desconfiada se era uma prática tão efetiva quanto os estudos demonstravam,  também me dediquei a conhecer mais sobre o tema através de leituras, assim dei o primeiro passo com um primeiro curso e retiro e, depois vivenciando os resultados, pude cada vez mais me especializar e incluir em minha rotina de vida a prática de Atenção Plena e Mindfulness.

Realmente há alguns anos atrás não me via participando de cursos e vivências como essas: focadas totalmente no autoconhecimento e integração do Ser. Assim como não me via passando um Réveillon no Espaço Arco Íris organizado pela querida dona Olga, investindo os últimos dias do ano com pessoas totalmente desconhecidas, porém tendo a grata surpresa de descobrir e reconhecer outros companheiros de jornada interior.

Sempre ouvia dizer: “quando o discípulo está pronto, o mestre aparece.”. Tive a oportunidade de encontrar muitos mestres em meu caminho, nem sempre foram aqueles que estavam na frente da sala de aula, às vezes eram aqueles que estavam sentados ao meu lado…nem sempre foram aqueles que me ensinaram pela sabedoria das palavras, mas aqueles que vivenciavam o que proferiam.

Percebi que o Ser Integral é primeiro aquele que vive em acordo e de acordo com seus propósitos e valores, pois uma vida sem propósito não é vivida verdadeiramente.

Além do mais, percebi que a integração entre corpo, mente e espírito é simplesmente seguir o fluxo desse propósito, respeitando, cuidando e equilibrando cada parte de nós, como um conjunto que compõe uma melodia.

E, por fim, tive a certeza que ser realmente um Ser Integral é estar integrado com tudo e todos que este Universo nos proporciona.

Continuo no caminho da jornada interior, não sei quando nem se ele terminará um dia. Hoje minha dedicação gira em torno da Psicologia Integral. Cada dia é um novo brilho curioso nos olhos que me desperta, pois cada segundo é o momento de um novo aprendizado: sobre mim, sobre você e sobre nós.

Ainda tenho muitas sombras próprias por descobrir e luz para iluminar, mas tenho certeza que o autoconhecimento é o único caminho para realmente Ser Integral.

IMG_3413

Sabrina Green é Psicóloga, Coach pela ICC e especialista em Recursos Humanos

http://www.greendh.com.br

Contato: sabrina.green@greendh.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s