Indo mais longe pelo caminho dos Sonhos

Os Sonhos fazem parte da nossa vida. Sonhamos pelo menos 3 vezes por noite, muitas vezes não surgem lembranças, outras poucas, e em algumas situações lembramos claramente do sonho, como se tivéssemos vivenciado realmente aquela determinada situação.

Os primeiros registros sobre Sonhos foram reconhecidos entre os egípcios, utilizados para a interpretação e previsão de colheitas, prever o futuro, ou compensar o presente, como Freud diria.

Compartilho da visão de Carl Gustav Jung sobre os Sonhos: “Dentro de cada um de nós há um outro que não conhecemos. Ele fala conosco por meio dos sonhos.”

Os Sonhos são uma oportunidade de trazer informação do Inconsciente para o Consciente. Temos uma função de regulação do mecanismo psíquico, pois o simbolismo dos Sonhos tem um papel de trazer temas que ainda o Consciente por si só não estava preparado para lidar no momento, mas também temos uma função informativa extremamente importante e regulatória em si mesma.

Tenho estudado e me especializado neste processo onírico há algum tempo, praticado técnicas e compreendi que quanto mais damos atenção aos Sonhos, mais o inconsciente promove as oportunidades. Em certo momento desta jornada, percebi que não me identificava com os métodos associativos ou as interpretações “padrão” de sonhos tão divulgadas, elas não se encaixavam com os desfechos e interpretações dos meus Sonhos. Então encontrei a peça que faltava: o modelo de Jung sobre interpretação de Sonhos.

Jung compartilha de uma ideia extremante valiosa: somente o próprio sonhador  tem condições de interpretar seus Sonhos. O próprio sistema de processamento do sonho vai trazendo as informações visuais e seus impactos emocionais no sonhador, realizando conexões  e não meras racionalizações do conteúdo, mas sim interpretações conscientes para análise diante da história e momento de vida atual do sonhador.

E pra quê tudo isso? Afinal de contas sonhamos toda noite mesmo?!

Eu poderia aqui falar do processo de individuação, da ampliação do Self, do trabalho com o Ego, mas isso é só o pano de fundo, a fundamentação teórica… Na prática: Solução de problemas, integração das nossas partes, respostas que buscamos e que estão ao nosso alcance: Ampliação da Consciência!

É isso que tenho alcançado e que gostaria de compartilhar com o Workshop de Sonhos. E trazer a oportunidade para mais pessoas utilizarem e expandirem seus recursos internos de Ampliação da Consciência e Autoconhecimento, com um rico material disponível a cada noite!

Seja Bem Vindo!

Saiba mais: http://www.greendh.com.br/sonhos.html

IMG_3413

 

Sabrina Green é Psicóloga, Coach pela ICC e especialista em Recursos Humanos

http://www.greendh.com.br

Contato: sabrina.green@greendh.com.br

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s