5 razões para encarar a terapia

Sou psicóloga e confesso que já “fugi” da terapia. Primeiramente, sabe aquela resistência em dar o primeiro passo? Está tudo bem, estou conseguindo resolver as coisas sozinha, me conheço muito bem… Depois…como falar de toda a minha vida para outra pessoa poderá me ajudar? Dá até cansaço de pensar em fazer isso.

Se para você, assim como eu, já vieram esses pensamentos na cabeça, fique tranquilo que isso também faz parte do processo. A gente resiste, arruma desculpas, mas depois que dá o primeiro passo, até se arrepende um pouquinho quando a Caixa de Pandora é aberta, porém, saber que é possível e aprender como fazer algo por você é fantástico e empoderador!

Click aqui – para inscrever-se em nossa newsletter

Por isso, vou listar aqui alguns motivos e verdades sobre o processo terapêutico:

  1. Sim, terapia é coisa de louco! Terapia é coisa do louco que quer se ajudar e fazer algo por si mesmo. Seja quando você tem um problema e não sabe como resolver, não está se sentindo bem em algum aspecto da sua vida, não sente vontade de fazer muitas coisas, ou simplesmente quer mudar algo em você, entender suas motivações e os porquês de agir de uma determinada forma ou outra. Quer tirar aqueles empecilhos que estão na sua cabeça e que te impedem de dar alguns passos em seu caminho ou de viver melhor. Parabéns, se você demonstra algum desses sentimentos e quer mudar isso você é louco.
  2. Será que escrever uma Biografia é melhor que ir na terapia? Aqui existe um equívoco em relação ao passado, presente e futuro. Hoje tem algo no seu presente que te impede de vivê-lo plenamente ou planejar de forma saudável seu futuro, e isso pode estar relacionado ao seu passado, ou não. Na terapia você não precisa falar só sobre o passado, é claro que nossa história de vida nos conta como nos tornamos o que somos, mas, o objetivo aqui é fazer associações, conhecer impactos, modelos mentais e de comportamento, você não vai à terapia para escrever a biografia da sua vida, mas para entender como ela pode estar afetando seu comportamento atual.
  3. Vou só ficar falando na terapia, para isso converso com minha amiga! O psicólogo é um profissional que poderá te ajudar contribuindo com uma visão isenta sobre você, coisa que sua amiga não conseguiria certo? Além disso, na linha que eu atendo, que é a Integrativa Transpessoal, trabalho com diversos tipos de atividades e ferramentas, que servem para a ampliação do autoconhecimento e consciência sobre determinado assunto.
  4. E aí, o que acontece depois? O objetivo da terapia é gerar uma mudança, que começa por dentro e reflete externamente. Isso acontece através da ampliação da consciência, ou seja, ver algumas coisas que eu ignorava ou aprender a vê-las de uma forma diferente. Depois de estar consciente sobre determinado fato, é preciso aplicar essa ‘mudança’ em sua vida, por isso também é preciso colocar em prática para que a ação se concretize.
  5. Sinto que nunca vou me conhecer totalmente…Vou ter que fazer terapia para o resto da vida? O processo de autoconhecimento, eu diria que, é infinito, mas a terapia certamente não. Eu acredito que o objetivo do processo terapêutico é despertar os instrumentos e recursos internos para que cada indivíduo possa resolver suas questões mais emergenciais, mas que também possa descobrir e utilizar esses recursos próprios para dar continuidade a esse processo por conta própria. A ideia da terapia não é criar dependência ou co-dependência, mas justamente o contrário, trazer empoderamento sobre a própria vida.

Espero que com este texto simples você possa ter conhecido um outro lado da terapia (por uma terapeuta) e que, quando for o momento certo, assim como aconteceu comigo, tenha coragem de abrir a “Caixa de Pandora” e, por que não, se divertir com tudo que poderá acontecer a partir daí e como bônus ser uma pessoa ainda melhor!

 

Click aqui – para inscrever-se em nossa newsletter

 

IMG_3413

Sabrina Green é Psicóloga, Coach pela ICC e especialista em Recursos Humanos

http://www.greendh.com.br

Contato: sabrina.green@greendh.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s