7 perguntas de ouro que só o Coaching de Carreira pode ajudar você a responder

Que o Coaching cresce como ferramenta de desenvolvimento pessoal, isso já não é novidade para mais ninguém. Tenho certeza de que você que está lendo este texto agora, conhece alguém que já fez um processo de Coaching ou até mesmo se tornou um Coach.
A procura por processos de Coaching vem subindo em uma velocidade alucinante nos últimos 5 anos. Aqui no Brasil esse número chega a 200% ao ano, e nos Estados Unidos a revista Fortune estimou que 40% dos CEOs, times e personalidades do Top Fortune utilizam o Coaching para suas carreiras.

Costumo dizer que o Coaching atrai dois tipos de pessoas: aquelas que o procuram pela dor da insatisfação, ou indefinição em suas carreiras, e as que procuram este tipo de processo buscando objetivos mais arrojados em sua trajetória profissional.

Em qual destes dois perfis você  se encaixa agora?

E por falar em infelicidade no trabalho, este tema está sendo motivo de grande preocupação para a saúde no mundo moderno. A NPR, escola de saúde de Havard, em parceria com a fundação Robert Wood Johnson, fez uma pesquisa que acendeu o sinal de alerta no Estados Unidos. Pessoas que colocam como seu principal motivador de estresse o trabalho chegou a 52% entre os homens e 54% entre as mulheres entrevistadas.

Mas, ficar aqui citando números de um problema que acontece com uma em cada duas pessoas, não vai ajudar em nada na hora de você escolher entre o Coaching de Carreira e outros modelos de ajuda no segmento carreira.

Resolvi então trazer as 7 perguntas de ouro que só um processo de Coaching de Carreira pode ajudar você a responder. Vamos conhecê-las:

 

1- Quais são as suas fortalezas?

A psicologia positiva diz que é melhor desenvolver suas fortalezas – competências e comportamentos que destacam você frente aos demais profissionais – para compensar onde você não se saia muito bem no desempenho profissional. Por isso que em um processo de Coaching de Carreira você vai passar por alguns exercícios visando a identificação dessas fortalezas.
Mas, parem de dar ouvidos a essa besteira que andam dizendo por aí, de que você é a média das 5 pessoas com quem você mais tem convivência. Você é muito mais do que a influência que alguém pode ter sobre você, cada um de nós é um Ser único aqui na Terra, cada um com suas aptidões e fortalezas.

 

2- O que você não deseja, e o que você deseja para sua carreira?

Sim, no Coaching eu começo por aquilo que não se deseja na carreira e depois vamos para aquilo que você deseja. Formando 4 categorias de metas, que servirão como um mapa nas definições de todo processo:

a) Tenho e não quero mais ter;
b) Não tenho, e muito menos espero ter um dia;
c) Não quero perder;
d) Quero muito que aconteça.

Lembrando que Coaching tem como uma de suas grandes prioridades ajudar você na elaboração de um Plano de Ação que o leve de um estado atual para um estado desejado. Mas, para traçar um plano robusto na direção dessa trajetória de sucesso, além de focar seus planos em ações que levarão você até este estado desejado, é preciso ter planos que impeçam que junto com suas conquistas aconteçam os famosos efeitos colaterais. De preferência, sem aquelas letras miúdas como nas bulas de remédio, não é mesmo?

 

Click aqui: e Inscreva-se em nossa Newsletter

 

3- Você conhece seus motivadores de carreira?

É hora de olhar para dentro e descobrir o que lhe deixa feliz no trabalho. Quais as situações, que quando acontecem no trabalho, fazem com que você sinta que valeu a pena ao chegar ao final do dia?
Será que você está trabalhando em coisas assim na maior parte do tempo?

4- E os desmotivadores, você sabe quais são?

No caminho inverso da questão anterior, você precisa saber também, quais são as situações que transformam negativamente o seu dia de trabalho quando acontecem. Seus dias andam muito carregados com essas situações?

5- Qual é o resultado do seu balanço de carreira?

Fazer um balanço do passado, presente e uma projeção para o futuro, focando os sentimentos presentes em cada estágio que já aconteceu, que esteja acontecendo ou que pode acontecer.
O Coaching não se propõe a resolver nenhum problema do passado, mas não deixa de utilizar seus aprendizados como alicerce para o futuro.

 

Click aqui: e Inscreva-se em nossa Newsletter

 

6- Você possui todos os recursos para dar o próximo passo?

Normalmente as pessoas pensam em dinheiro quando são expostas pela primeira vez a essa pergunta. Mas, nós temos vários tipos de recursos diferentes dos financeiros e que podem ser utilizados em planos de sucesso: amigos, familiares, livros, filmes, cursos, conhecimento, habilidades, objetos, tempo etc.
Fazer um inventário desse “patrimônio”, vai ajudar na identificação do que você ainda não possui e terá que conquistar para chegar a seus objetivos.

7- Para onde sua carreira vai te levar?

Acredito que essa seja a mais importantes de todas as perguntas a serem respondidas dentro de um processo de Coaching de Carreira. Saber o seu propósito de carreira (pode também chamar de missão de vida, você é quem decide) em perfeito alinhamento com seus valores interiores, é o que faz com que tudo aconteça.
As pessoas reclamam que vivem procrastinando tudo em suas vidas, reclamam da falta de sua falta de disciplina em tudo que se comprometem a levar adiante. Mas, para se ter disciplina, como a própria palavra já diz, você precisa ser discípulo de algo. No Coaching de Carreira você será o discípulo de seu propósito, e tudo o que acontecer até você chegar até lá será motivo para celebração, pois cada passo significa mais um passo na direção de seu sonho.

Click aqui: e Inscreva-se em nossa Newsletter

Vale a pena ressaltar que estou trazendo até você aquilo que eu pratico no Coaching de Carreira que ofereço as pessoas que me procuram para esse trabalho, por motivos óbvios, não posso afirmar que todos os Coaches seguem a mesma linha que nós dentro da Green Desenvolvimento Humano.

Que tal dar uma passada em nosso site e conferir nossa agenda de turmas abertas para Coaching de Carreira em grupo, ou agendar uma sessão experimental gratuita comigo . Click aqui : e visite nossa página de Coaching

Leia também o artigo: Coaching em grupo, será que funciona?

Espero ter sido bem didático em minhas explicações, pois sempre que começo a falar sobre Coaching, acabo falando demais, é o que acontece quando encontramos e trabalhamos naquilo que é o nosso propósito de vida.

 

Gostou desse artigo? 

Click aqui: e Inscreva-se em nossa Newsletter

André L. G.Foto André Ferreira, Master Reiki, Coach certificado pela International Coaching Community, Administrador ,especialista em Qualidade , e Instrutor em Mindfulness.
http://www.greendh.com.br
andre.ferreira@greendh.com.br

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s