3 pilares para uma liderança moderna

Liderar nos dias de hoje não é uma tarefa fácil, mais ainda com o aumento do número de Milleniuns (nascidos entre 1980 e 1996) no mercado de trabalho. Um líder que pretenda fazer a diferença precisa estar engajado na busca de 3 pilares fundamentais na condução de sua liderança: criar propósito, dar autonomia e liderar com valores éticos.

Criar propósito

você precisa oferecer um norte para as pessoas. Mas, não estamos falando aqui de uma simples missão de empresa que busca a liderança em seu segmento, ou pior ainda, aquela que deseja ser a mais lucrativa para os acionistas. Os Milleniuns buscam trabalhar em empresas onde possam fazer a diferença para o mundo, algo que possam ter orgulho de dizer que fazem parte.

Mas, tome muito cuidado!

Alguns líderes acreditam que estão criando propósito ao motivarem suas equipes através da realização de atividades como trabalho voluntário, ações para o meio ambiente ou conquistas de certificados de excelência.

Isso tudo faz parte, mas não pode ser só isso.

O principal é alinhar a missão da empresa com algo bom para o mundo, e que traga o brilho nos olhos daqueles que escolherem essa empresa para trabalhar. Segue alguns exemplos das empresas que já estão fazendo isso:

tesla-logo-text-png-14

Acelerar a transição do mundo para a energia sustentável”

Google_logo

Organizar toda a informação do mundo”

whatsapp-logo--1024x365.png

Possibilitar que as pessoas se comuniquem sem barreiras em qualquer lugar do mundo”

Logo final

Transformando pela consciência”

Inscreva-se em nossa Newsletter – Click aqui

Dar autonomia

esqueça aquele conceito antigo de delegar, chegou a hora de dar poder e responsabilidade para as pessoas dentro de suas funções na empresa. Chegou a hora de derrubar a pirâmide da hierarquia convencional, que em boa parte das organizações é vista como opressora, e apostar em uma Holacracia.

A Holacracia é baseada na governança da organização por si mesma, não pelas pessoas na organização, nem tampouco por seus proprietários ou gestores, como ainda é nos antigos sistemas de governança, mas pelo próprio livre arbítrio da organização. Para que você possa entender melhor as bases da Holacracia eu fiz esse quadro:

Fonte – holacracy.org

Tabela 3 pilares para liderança

Se quiser saber mais sobre o assunto, eu recomendo a leitura do livro:

Holacracia – o Novo Sistema de Gestão Que Propõe o Fim da Hierarquia, escrito por Brian J. Robertson.

O mais importante é enxergar a Holacracia como uma forma de repartir as responsabilidades, e essas são inerentes ao se ter mais poder.

Inscreva-se em nossa NewsletterClick aqui

Liderar com valores éticos

este é o ponto fundamental para não se perder os talentos nas organizações. A falta de líderes agindo de acordo com valores éticos tem feito estragos em carreiras promissoras, e pode ser considerado o grande motivo da migração em massa para o empreendedorismo autônomo. Exemplos dessa falta de ética são compartilhados comigo em minhas sessões de coaching, e eu vejo o quanto isso é prejudicial às pessoas. Um líder que expõe os resultados negativos de uma empresa aos seus colaboradores, e traça um plano de redução de custos onde aumentos são congelados, demissões são levadas adiante, mas fica gastando rios de dinheiro com o embelezamento das dependências da empresa, não me parece estar sendo muito ético com seus colaboradores. Discurso e ação precisam estar alinhados, e mais do que isso, uma lista de prioridades para a empresa precisa ser aberta aos funcionários.

É claro que algumas das abordagens colocadas nesses 3 pilares requerem um pouco de tempo para serem adotadas integralmente. Também entendo as limitações de alguns níveis de liderança em algumas delas.

Mas, quem sabe você já não pode começar a plantar algumas sementes que trarão esses frutos no amanhã?

Desejo sucesso aos que investirem esforços na busca por esses 3 pilares que com certeza fazem a diferença na vida de muitas pessoas.

Inscreva-se em nossa NewsletterClick aqui

André L. G.

Foto André

Ferreira, Master Reiki, Coach certificado pela International Coaching Community, Administrador ,especialista em Qualidade , e Instrutor em Mindfulness.
http://www.greendh.com.br
andre.ferreira@greendh.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s