Minha jornada no Eneagrama

Quando pegamos a estrada da evolução da consciência, além da persistência que todos já sabem que é preciso ter, também se faz necessário desistirmos do que acreditamos ser, para se entregar a nossa mais pura verdade. O Eneagrama me ensinou isso, ser o que sou com virtudes e sombras, com alegrias e dores, e através do reconhecimento de minha personalidade poder ir mais longe na busca por ser uma pessoa melhor.

Irei compartilhar com você nesse texto como foi minha jornada na descoberta do Enegrama, e principalmente a descoberta de meu Eneatipo de personalidade. Não é nada fácil escrever sobre você mesmo, principalmente retratando momentos de tamanha vulnerabilidade em sua vida. Mas, eu acredito que se você aceitou meu convite para a leitura deste relato, é sinal de que algo importante poderá acontecer. Bom divertimento com a leitura.

Leia também: O Eneagrama e o Autoconhecimento

Meu momento de vida ao descobrir o Eneagrama

Acabava de completar meus 22 anos de trajetória profissional. Passava por um período de grandes questionamentos quanto ao meu futuro profissional, e também nos rumos de minha vida pessoal. Estava eu ali, em meu primeiro curso de imersão, minha formação de Coaching pela ICC. Passei 8 dias em um lugar sem sinal de internet, sem nenhum contato com a civilização a não ser os participantes da nossa formação, e do outro curso que acontecia na sala ao lado, um tal de Eneagrama, pessoas que encontrávamos nos intervalos para café e refeições.

Aquele povo me parecia meio perturbado das ideias. Ficavam mencionando os números das pessoas, suas asas e flechas. Eu como curioso que sou, e já que estava passando por experiências tão novas e desafiadoras, acabei aceitando um convite para servir de cobaia para que o instrutor do curso de Eneagrama pudesse mostrar como se faz uma entrevista para se identificar o tipo de personalidade de uma pessoa. O fato de poder ajudar tanta gente em seu aprendizado, além de saciar minha curiosidade, me deixou muito feliz. Depois eu descobriria, que Isso seria a primeira pista sobre qual é meu Eneatipo de personalidade.

Lá estava eu, no meio de umas 50 pessoas, sendo entrevistado por um especialista. As perguntas começaram por coisas tranquilas sobre senso de justiça e a forma com que eu fazia as coisas. Mas, em determinado momento, fui questionado sobre minhas intenções ao participar daquela entrevista.

Clique aqui para se inscrever em nossa Newsletter

Qual era o verdadeiro motivo que me levou aquela sala, e ficar no meio de um monte de gente desconhecida falando sobre minha vida?

Foi aí que eu fiquei sem chão!

Na verdade, eu estava lá por querer ser importante na vida daquelas pessoas. Por querer ser aceito por elas. Essa é uma característica do meu tipo do Eneagrama, o Tipo 2. Aquele que ajuda com intenção de se tornar indispensável. Imagine você como eu saí daquela sala, agora todos sabiam de algo que nem eu sabia antes daquele momento. A cabeça fervia e eu não encontrava respostas, ou melhor, nem mesmo as perguntas me vinham a cabeça.

Ok, e o que eu fiz depois de descobrir meu Eneatipo?

A primeira coisa que me aconteceu ao sair daquela entrevista, foi sentir muita falta da minha esposa. Eu precisava compartilhar o que estava acontecendo com alguém que pudesse me ajudar a encarar a minha dura, mas autêntica descoberta. Como ela não estava ali, resolvi comprar um livro sobre o tema, que é claro estava propositalmente exposto na saída da sala. Fui para meu quarto, e comecei a ler sobre o meu tipo de personalidade. Descobri que pessoas importantes como o Ghandi faziam parte da minha turminha do Tipo 2. Descobri também que o Eneagrama apresentava caminhos de evolução dentro de cada tipo.

Ao voltar para casa, no final da minha formação de Coaching, contei tudo o que aconteceu para minha esposa, que como uma boa psicóloga me fez mais um monte de perguntas sobre a minha descoberta. Foi aí que resolvemos nos aprofundar no assunto. Compramos mais livros e partimos para uma formação em Eneagrama. E advinha o que aconteceu com minha esposa ao reconhecer qual era seu Eneatipo ? O mesmo que aconteceu comigo. Mas, não vou falar sobre isso aqui, quem sabe um dia ela também compartilha com a gente.

Clique aqui para se inscrever em nossa Newsletter

Nos cursos de formação descobri os segredos dos caminhos de evolução através das asas, flechas e subtipos. Para simplificar para quem ainda não conhece o Eneagrama, você é levado por meio do autoconhecimento a buscar nas outras personalidades o que pode vir a ajudar em sua evolução. O maior desafio é aceitar que justamente aquilo que mais te incomoda nos outros pode ser a chave de seu caminho de evolução como pessoa.

Talvez, o que mais me encantou no Eneagrama, e foi justamente isso que me fez me tornar um instrutor de Eneagrama também, foi sua metodologia baseada na identificação das intenções que existem por de trás de cada comportamento, e a apresentação de um caminho de evolução para o reencontro da essência de cada um. Características que fazem do Eneagrama uma ferramenta bem diferente dos famosos testes de personalidade.

Só posso agradecer ao Eneagrama por todas as suas contribuições que vem trazendo à minha vida. Sinto que estou caminhando nessa estrada que por vezes é um pouco difícil de ser percorrida, mas que passou a ser muito mais divertida depois dos ensinamentos do Eneagrama.

Talvez, você esteja curioso para descobrir seu Eneatipo, e após ler esse texto comece a buscar um teste pela internet para saciar sua curiosidade. Bem, com o Eneagrama a coisa acaba não sendo tão fácil assim, pois da mesma maneira que aconteceu comigo, o seu tipo de personalidade precisa ser reconhecido por você em algo que te incomoda, uma intenção que um teste acaba não identificando com clareza. Recomendo que faça parte de um Workshop. Perto de você com certeza existe um bom. Se você é da região do ABC paulista, uma alternativa pode ser os meus Workshops aqui na Green, que estão divididos em 2 módulos:

Autoconhecimento Eneagrama: visando a identificação de seu Eneatipo e os caminhos básicos de evolução da consciência;

Evolução Eneagrama: onde você pode se aprofundar na busca por sua essência através dos caminhos apresentados pelo Eneagrama.

visite nosso site e conheça mais sobre o Enegrama

Bem, esse é meu relato e sugestão para você nos caminhos do autoconhecimento e evolução pelo Eneagrama. Espero que tenha sido útil, e quem sabe eu possa ter a grande felicidade de participar de sua jornada através de um de meus cursos.

Gratidão!

inscreva-se em nossa newsletter

Foto André

André L. G. Ferreira, Master Reiki, Coach certificado pela International Coaching Community, Administrador ,especialista em Qualidade , e Instrutor em Mindfulness.
http://www.greendh.com.br
andre.ferreira@greendh.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s