5 vantagens ao se utilizar o Eneagrama nas empresas

As empresas contratam os melhores profissionais no mercado, investem em aperfeiçoamento técnico, desenvolvem programas motivacionais, oferecem benefícios, mas nem a soma de todas essas ações está sendo capaz de garantir a performance e os resultados desejados. O grande desafio para se chegar as tão faladas equipes colaborativas está na construção de bons relacionamentos entre os funcionários: pares, líderes, e outros departamentos.

Como fortalecer relacionamentos em um ambiente competitivo, e com tantos interesses distintos?

Acredito que a resposta mais adequada para essa pergunta seja:

Comece pela construção da confiança!
Mas, lembre-se que só confiamos em quem conhecemos”

Venho trabalhando com o Eneagrama das personalidades dentro de ambientes profissionais, e mesmo sendo uma ferramenta de autoconhecimento muito profunda, é aplicado de forma divertida em formato de workshop. Diferente dos testes de personalidade, onde a pessoa responde um questionário e recebe seu tipo de personalidade em uma devolutiva, no Eneagrama é o próprio participante que faz essa descoberta. Acredito que esse método facilita a aceitação da personalidade pelo pessoa.
Identifiquei 5 pontos, que em meu entendimento são vantagens ao se utilizar o Eneagrama para o desenvolvimento de equipes nas empresas:

leia também: O Eneagrama e o Autoconhecimento

1 – Vai além dos rótulos e dos comportamentos

Levar uma equipe para uma sala com a missão de rotular cada integrante com um número de um a nove, e destacar uma série de comportamentos que são peculiares a personalidade identificada com esse número, não me parece ser algo que possa ser visto como facilitador na construção de uma equipe colaborativa. E é justamente isso que o Enegrama não se propõe a fazer. O Eneagrama vai muito além dos comportamentos ligados a cada tipo de personalidade, ele chega aos motivadores para cada comportamento:
O que cada tipo protege?
O que busca como objetivo?
Qual imagem quer passar aos outros?
Sendo assim, o Eneagrama ajuda a revelar a pessoa que está por detrás da máscara da personalidade.

leia também: Minha jornada no Eneagrama

2 – Autoconhecimento individual e da equipe

O autoconhecimento é aprofundado na prática do Enegarama, mas quando o trabalho é feito dentro de uma equipe, passa a despertar seus integrantes para uma dinâmica de aceitação onde todos nós somos seres que possuem necessidades, medos, e desejos, o que nos torna igualmente vulneráveis. Isso faz todo sentido na facilitação da compreensão de si mesmo e do outro, criando uma atmosfera de respeito mútuo e ajuda.

3 – Conhecer motivadores

Cada um dos nove tipos dos Eneagrama busca algo diferente, e reconhecer esses objetivos em cada membro de uma equipe é com certeza um diferencial para se alcançar o sucesso. Imagine o que esse conhecimento pode vir a facilitar a vida de um líder na distribuição das tarefas dentro de sua equipe. O mesmo acontece com os colaboradores entre si, e com seu líder.

clique aqui e inscreva-se em nossa newsletter

4 – Identifica estilos de liderança

Como cada tipo de personalidade possui seus motivadores específicos, cada um deles também apresenta um estilo diferente ao liderar. Nenhum tipo é melhor ou pior para a liderança, mas cada um deles possui características que podem ser melhor utilizadas em momentos e áreas distintas.

5 – Caminhos de evolução

Sem sombra de dúvidas este é o ponto principal do Eneagrama. Essa ferramenta fornece linhas de desenvolvimento para cada um dos tipos de personalidade. Mostrar onde cada comportamento pode ser melhorado, trilhando um caminho de constante aprendizado através da observação de si mesmo, e das outras pessoas.

O que me deixa mais feliz, ao ver o Eneagrama sendo utilizado dentro das empresas, é notar que cada vez mais a carreira e o trabalho estão deixando de ser algo à parte na vida das pessoas, e sendo aceitas como parte importante em suas vidas. Esta é a chave para a criação de ambientes de trabalho mais saudáveis, onde pessoas são simplesmente vistas como pessoas que são.

clique aqui e inscreva-se em nossa newsletter

 

Foto André

André L. G. Ferreira, Master Reiki, Coach certificado pela International Coaching Community, Administrador ,especialista em Qualidade , e Instrutor em Mindfulness.
http://www.greendh.com.br
andre.ferreira@greendh.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s