6 segredos do sucesso das pessoas mais eficientes

O mundo moderno está repleto de armadilhas para nos tornar menos eficientes: você se perde em inutilidades ao navegar na internet, o trânsito consome boa parte de seu dia, no trabalho você encara reuniões nada produtivas, conversas sobre futilidades etc.
Mas, todos nós sabemos que a cada dia que passa somos avaliados e cobrados para sermos mais eficientes, principalmente em nossas atividades profissionais.

Então, o que pode nos tornas mais eficientes?

A gigante da tecnologia Google vem pesquisando esse tema na última década, o descobriu 6 hábitos em comum entre os funcionários mais eficientes. Esse foi um dos temas da revista Exame de fevereiro na matéria “A Química da Mente Produtiva “. Eu achei bem interessante e resolvi comentar esses 6 hábitos nesse artigo. Vamos a eles

clique aqui e inscreva-se em nossa newsletter

1 – Meditação

Os pesquisadores descobriram que a prática da meditação transforma a estrutura física do cérebro dos meditadores, melhorando a memória, trazendo mais empatia, capacidade de concentração, e principalmente a maior facilidade na gestão das emoções.

Pode parecer coisa da moda para muita gente, pois nunca se falou tanto em meditação quanto nos últimos 3 ou 5 anos, mas a verdade é que O Mindfulness chegou e conquistou muitos adeptos mundo a fora. E essa meditação de Atenção Plena, proposta pelo método Mindfuness, já faz parte da vida de boa parte dos orientais há milhares de anos. Mas, a meditação requer dedicação. Os resultados só começam a aparecer depois de pelo menos 3 meses de práticas diárias e disciplinadas. Pelo menos é o que aconteceu comigo, e o que dizem aqueles que passam pelo meu curso de Mindfulness.

 clique aqui e conheça nosso programa de Mindfulness

2 – Saúde

Aqui foi descoberto o que já me parecia óbvio. Manter hábitos alimentares saudáveis, ter uma boa noite de sono, praticar algum esporte e beber muita água, ajuda o cérebro em sua jornada diária. E imagine você que o cérebro sozinho consome até um terço da energia obtida nas refeições.

3 – Simplificação

Pois é, manter uma rotina fixa nas primeiras horas do dia, reduzindo o número de opções de escolha, exigindo assim menos esforço do cérebro para as decisões ao longo do dia. Então, melhor planejar a roupa que vai vestir, o menu de seu café da manhã, quem vai levar as crianças na escola, já no dia anterior.

clique aqui e inscreva-se em nossa newsletter

4 – Amizades

O cérebro emocional aprende através de experiências individuais e sociais. Nesse estudo os cientistas descobriram que as pessoas com mais atividade social fortalecem seu aprendizado emocional. A prática da empatia nos educa através da experiência dos outros, isso nos torna mais resilientes.

5 – Aprendizado

Aprender alguma atividade motora, tocar piano, jogar tênis, fazer um artesanato, faz com que a região de seu cérebro relacionada às partes utilizadas pelo seu corpo na realização dessa atividade, como dedos e mãos, aumente de tamanho. Sabe aquele hobby que você não encontrava tempo para praticar? Acho que agora existe um bom motivo para encontrar tempo para ele.

 clique aqui e inscreva-se em nossa newsletter

6 – Propósito

O estudo mostrou que as pessoas que encontram um significado para a própria vida têm 50% a menos de chances de desenvolver doenças degenerativas, como o Alzheimer, por exemplo. O que me deixa mais preocupado nessa questão do propósito de vida é saber que muita gente, quem sabe a maioria das pessoas, ainda não conhece e nem está procurando descobrir qual é o seu propósito. Em minha jornada como Coach, dificilmente recebo um cliente que já têm isso definido com clareza antes de iniciarmos o processo. Em meu entendimento, as pessoas estão muito distraídas com as ilusões exteriores, e não dedicam tempo para essa busca interior. Mas, quem já fez essa jornada e encontrou o seu propósito parece realmente viver em outro mundo, e ser menos abalado por problemas cotidianos.

Muita coisa que foi descoberta nesse estudo é mais do que óbvia para muita gente, principalmente para os que estão mais atentos ao que anda acontecendo com seu corpo, mente e espírito.

Mas, se você chegou até aqui em sua leitura, pode ser que estava precisando de uma pequena injeção de ânimo para começar suas práticas. Não é mesmo ?

clique aqui e inscreva-se em nossa newsletter

Foto André

André L. G. Ferreira, Master Reiki, Coach certificado pela International Coaching Community, Administrador ,especialista em Qualidade , e Instrutor em Mindfulness.
http://www.greendh.com.br
andre.ferreira@greendh.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s