Conheça mais sobre as diferentes Constelações Sistêmicas: Constelação Familiar, Constelação Organizacional e Constelação Estrutural

Muito se conhece e se ouve falar sobre o precursor ou, como o próprio Bert denomina, o “descobridor” das Constelação Familiares Bert Hellinger. Seus fundamentos e base teórica foi fundamental para o desenvolvimento dos demais tipos de Constelações Sistêmicas derivadas das Constelações Familiares. Neste artigo, vou descrever sobre algumas delas para que você possa ampliar seu conhecimento, uma vez que os Sistemas abarcam muito mais campos além das Famílias, e seus conceitos, ações de desenvolvimento e ampliação da consciência podem ser aplicados em diversos âmbitos ou sistemas além do familiar, como o organizacional por exemplo.

Constelação Familiar é um método psicoterapêutico aplicado por Bert Hellinger no contexto familiar. A ideia aqui é que os clientes configurem uma imagem interna das relações de suas próprias famílias com o apoio dos representantes participantes no exercício de constelação. O cliente sempre vai posicionar cada representante familiar no local que se parece ajustar mais com ele, sempre seguindo sua percepção interna. Após isso, os representantes descrevem as sensações e percepções, assim como os estados emocionais do que representam naquele sistema através do Campo Morfogenético

(Confira aqui o meu artigo explicando um pouco mais sobre o Campo Morfogenético: https://destinosucesso.wordpress.com/2019/03/17/constelacao-sistemica-e-a-interacao-com-os-campos-morfogeneticos/ ).

O pressuposto é que as desordens emocionais, doenças, problemas familiares ocorrem a partir de um emaranhamento sistêmico e que quando este emaranhamento sistêmico é reconhecido no exercício de Constelação Familiar, é possível restabelecer uma ordem e equilíbrio no sistema.

Nos sistemas organizacionais e empresariais, emaranhados sistêmicos também podem vir a acontecer:

O que leva uma equipe a não trabalhar bem?

Quais motivos  levam uma empresa a nunca ter lucro? 

Ou não conseguir desenvolver um processo sucessório efetivo?

Quais padrões de comportamentos repetitivos e negativos se perpetuaram dentro de um local de trabalho?

Por isso, Gunthard Weber, começou a desenvolver um trabalho destinado a Constelação Organizacional, a fim de poder ampliar a consciência destes processos dentro do ambiente corporativo. O método da Constelação Organizacional tem como objetivo trazer maior clareza sobre a posição e o papel de um indivíduo na organização, tal como mostra onde estão a concorrência, negação, alianças e quem está ou não em seu papel adequado, por isso, muitos empresários lançam mão do método da Constelação Organizacional para tomar decisões de mudanças organizacionais, sucessão de lideranças e lançamentos de novos produtos.

A principal diferença aqui em relação às constelações familiares é que seus princípios (Ordem, Pertencimento e Equilíbrio) precisam ser adaptados, pois a permanência de uma pessoa em uma organização é temporária. Desta forma, o foco maior aqui são em papeis e tarefas, que são mutáveis, assim como uma prevalência do Princípio da Ordem, uma vez que isso pode ser mutável em relação ao contexto, por exemplo pode prevalecer a Ordem do mais competente ao invés do membro mais antigo da organização.

Outro método muito interessante são as Constelações Estruturais, desenvolvidas pelo casal alemão Insa Sparrer e Matthias Varga von Kibéd. Mais conhecido como método “SysSt”, ele pode ser utilizado tanto em sistemas familiares como organizacionais, assim como em sistemas internos como externos, pois trabalha com a linguagem transverbal, com percepções mais que sensações. Isso quer dizer que através da Constelação Estrutural você pode constelar elementos abstratos e estruturas lógicas, tais como: pensar, sentir e agir, partes do corpo, “o problema”, valores, crenças, entre outras estruturas abstratas.

Com base nas estrtuturas de Virginia Satir e a Hipnose Ericksoniana, de uma forma minuciosa, a linguagem transverbal é observada desde a inclusão dos elementos no sistema, olhares, posições corporais, distância e proximidade. Por isso as Constelações Estruturais são muito utilizadas para solução de problemas, agregando os conceitos da Terapia Rápida focada na Solução de Steve de Shazer.

Existem ainda outros métodos desenvolvidos e aplicados a partir dos conceitos da Constelação Familiar e agregando outras escolas de desenvolvimento humano e organizacional, tais como o PNL e Tetralema, Trabalho Sistêmico de Bernd Isert, entre outros.

E como eu escolho o tipo de Constelação Sistêmica mais adequado para o meu momento?

O importante a considerar antes de realizar qualquer trabalho sistêmico são 2 pontos:

Qual o meu objetivo, o que quero alcançar com o trabalho sistêmico?

Em segundo lugar: qual o profissional adequado para ser o facilitador para que eu atinja meu objetivo?

Certamente o profissional ético e qualificado irá inclusive te dizer se a Constelação Sistêmica é ou não um caminho apropriado para alcançar o seu objetivo, uma vez que para a ampliação da consciência e o desenvolvimento humano e organizacional, são diferentes o caminhos que levam à evolução das pessoas e empresas e, não existe milagre ou fórmula mágica, por isso, você deve escolher o mais adequado para você!

Veja mais nos vídeos  

 Imagem Vídeo  o que

                               baixe também meu e-book                                 ebook 1

clique aqui: e conheça nossas soluções sistêmicas aqui na Green Desenvolvimento Humano

Sabrina Green é Consultora de Desenvolvimento Humano e Organizacional, Psicóloga e Coach pela ICC.
http://www.greendh.com.br
Contato: sabrina.green@greendh.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s